Volte alguma vez!

sábado, 7 de maio de 2011

Como desenhar monstros


Desde os primeiros posts do blog, alguns desenhistas e desocupados pediam dicas, exercícios ou coisas do tipo. Bem, atendendo ao pedido, e tendo que voltar a ativa (ando parado no desenho), resolvi começar um novo tipo de post.
Carregando o nome de “Quer aprender?”, funcionará da seguinte forma: colocarei imagens de meu último desenho, e usando-o de base, darei dicas de técnicas, materiais e afins.

Deixando de embolação, vamos ao desenho dessa semana. Para iniciar, escolhi algo que gosto muito de ilustrar: monstros. Há tempos esses seres amedrontadores estão presentes no desenho. Apresentados fortemente na mitologia grega, idolatrados na cultura egípcia, sempre estiveram na história como seres poderosos que poderiam causar nossa destruição, desta forma, é comum que suas imagens passem terror ou medo.
Bom, dar vida há um monstro no papel é algo bem amplo, mas normalmente se mantêm um foco: deve ser tenebroso. Pensando nisto, criei minha versão, que segue abaixo.



Exemplo de outras ilustrações:









Descreverei o processo em três etapas:

O excesso de braços dão um ar grotesco.
1° Anatomia e esboço: Em todo desenho, a questão anatômica é extremamente importante, em alguns casos podemos criar um manequim para um homem/mulher, e só então, sobre a estrutura pronta tentar imaginar algo, um personagem em si. Com monstros não funciona assim, eles devem ser pensados desde a parte anatômica, pois essa questão pesa (e muito) para um ser desse tipo. É nessa parte que decidiremos se ele será um humanóide com anomalias, uma mistura de espécies, um amontoado de “coisas”, ou aquilo que puder imaginar.
Assim sendo, a melhor dica aqui é possuir sempre com você um bloquinho ou caderno de rascunho, desse modo, assim que vier a vontade, comece a rabiscar várias vezes o que imaginou e tudo que vier a cabeça. Esboço o máximo possível, e quanto mais fizer isso, mais idéias surgirão.

Eis meu esboço:

Carregando

As garras remetem a algo cruel.
2° Aplicação de “elementos monstruosos”: “Ei, tio, o que isso quer dizer?” Calma que eu já explico guri. É o seguinte, após ter uma idéia pré-montada (o esboço), devemos agora acrescentar o que couber ao monstro: rabo(s), asas, garras, chifres, escamas, armadura... Existem inúmeras coisas que podem ser usadas. Entretanto, deve-se ter cuidado para não exagerar nos “ornamentos”, colocar uma infinidade de mãos porque seu monstro será assim, é uma coisa, você irá trabalhar pensando em cada mão, se fica bom ou ruim, aqui e ali, mas aplicar mãos por todo canto porque não quer criar outros detalhes, isto irá à contramão para um bom monstro (bom monstro, que ironia). 
Caveiras e chifres geram um ar sombrio

3° Texturas e sombra: Desde Tubarão (de Steven Spielberg, aquele da música sabe, Tã-râ... tã-rã...), tornou-se claro que quanto menos o monstro aparecer, mais assustador ele é, ou seja, um bom trabalho de sombra (com várias partes em preto total) poderá deixar ainda mais amedrontadora a criatura.
Devemos lembrar que se deve treinar cada vez mais para obter resultados sempre melhores, é comum que no inicio, após terminar o desenho, se pense: “Não era assim que eu queria...”, nestes casos, o jeito é continuar treinando.
Obviamente, isto também não é uma regra, muitos ilustradores gostam de trazer seu monstro para luz, de um modo que se possa ver toda a criatura. Neste caso, texturas são ideais para um ser realmente horrendo. Partes de escamas e madeiras, por exemplo, são identificadas pela textura.    

Aplicação de texturas nos braços, gerando idéias diferentes para cada.
É sempre bom pesquisar imagens reais para aplicação. Claro, pode-se também usar algo não convencional, criando texturas próprias, entretanto, em casos como madeira, a natureza é o melhor mestre.



Algumas outras referências para quem tiver interesse:
 Bernie Wrightson, um dos melhores desenhistas de monstros.

Andy Park, um dos desenhistas de God of War, e o que mais trabalhou com as criaturas.

The Walking Dead, HQ atual sobre zumbis. Nela fica bem visível o quão importante são os detalhes horrendos.

Espero que treinem bastante. Até a próxima!


Este post está um dia atrasado...

5 comentários:

  1. muito chato esta pagina ponha mas monstros

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Gostei das dicas, principalmente das texturas. Já que desenho é só um hobbie pra mim eu desenho só quando tenho vontade. Levo sempre um bloco de notas comigo, pois assim que vem a vontade eu faço o desenho.

    ResponderExcluir
  3. voce nao explica nada mas eu gostie das foto que voce colocou

    ResponderExcluir
  4. eu queria muito saber desenhar mas eu nao sei,eu acho muito legal quem sabe desenhar parabenssssssss

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse artigo. Valeu cara.

    ResponderExcluir

Procure um rabisco