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terça-feira, 10 de maio de 2011

Roger Cruz


Qual garoto nunca sonhou em se tornar um desenhista de super-heróis? Pois aos 18 anos de idade, Rogério da Cruz Kuroda, 35, conseguiu realizar esse sonho e passou a desenhar profissionalmente para uma das maiores editoras de histórias em quadrinhos do mundo, a Marvel Comics, que publica personagens como X-Men, Hulk e Homem-Aranha.


Carreira:
O seu primeiro trabalho foi como letrista para a Editora Abril, através do estúdio Artecomix, hoje denominado Art & Comics.
Posteriormente, com o pseudônimo RoC.K., foi o autor de duas histórias na revista Mil Perigos e de muitas outras na Editora Vidente, na qual trabalhou como assistente de arte.
Quando o estúdio Art & Comics iniciou um trabalho de representação de desenhistas visando o mercado norte-americano, desenhou para a Marvel Comics Hyperkind, Motoqueiro Fantasma, Hulk, Uncanny X-Men, X-Men Alfa, X-Men Ómega, X-Patrol, Generation X, X-Calibre, X-Factor e Avengers Timeslide.
Durante um ano, trabalhou para a Image Comics nas séries Team Youngblood, Brigade, Angela & Glory e Youngblood.
De volta à Marvel, desenhou X-Man, Surfista Prateado e Tropa Alfa.
Para a DC Comics, desenhou uma história curta na revista The Batman Chronicles.
No Brasil, viu os seus trabalhos publicados em revistas como Metal Pesado, Brazilian Heavy Metal e Wizard Brasil.
Entretanto, afastou-se temporariamente dos quadrinhos, tendo sido um dos fundadores e sócio da Fábrica de Quadrinhos.
Na Fábrica, fez a revista Linha de Ataque (Editora Abril), ilustrações e storyboards para agências de publicidade e character design para o programa de televisão As Aventuras de Tiazinha da Rede Bandeirantes. Foi ainda professor de desenho para as primeiras turmas do curso de 2 anos, deu palestras e fez workshops em colégios e faculdades.
Enquanto ainda era sócio da Fábrica, voltou a trabalhar para os EUA, em títulos como Darkness, Ascension, X-Men, Wolverine, Magneto-Dark Seduction e character design para a revista E.V.E., do estúdio Liquid!.
Em 1999, abandonou a Fábrica e passou a dedicar-se inteiramente à HQ. Trabalhou em 10Th Muse do número 5 ao 12.
Em 2002, voltou a ser agenciado pelo estúdio Art&Comics, tendo o seu primeiro trabalho sido uma edição da Mulher Maravilha.
Ilustrou o livro O Mais Legal do Folclore e desenvolveu projetos pessoais como Gutigutz, Xampu, Bengus e Spektras.
Em 2004, voltou a trabalhar para a Marvel como artista de Amazing Fantasy, onde são narradas as aventuras de Anya. A revista foi, entretanto, denominada de Araña. É ainda professor de um curso de anatomia na Quanta Academia de Artes.

Conselho da fera:
“Pratiquem todo o tipo de desenho. Para desenhar histórias em quadrinhos você precisa saber desenhar de tudo, qualquer coisa. Conheça outras formas de expressão artística também. Veja como outros artistas que desenharam se expressaram.”










9 comentários:

  1. Legal, saudades do tempo em que eramos amigos e desenhavamos juntos, bons tempos!!!! Grande abraço, gessimar verissimo.

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    1. O Gessimar estudou com meu irmão no Lourival! Me lembro quando ele passava em casa para mostrar os desenhos que fazia.

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    2. alguem tem o contato do gessimar? ele e um grande amigo meu.

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  2. Caramba Hans, vc tá vivo!
    Aqui quem fala é o Paulo, que trabalhou com vc na Epatil. Apareque aqui no João XXIII, todo mundo sente sua falta! abço

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  3. Ei, obrigado pela bio.
    Valeu, Gessimar.
    Espero que esteja bem, cara.
    abs
    Roger

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    1. Ola aqui claudia amiga dele, ele esta bem sim, só não vive de desenho!

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  4. Oh desenha o Minecraft, por favor.

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  5. Ola Kuroda querido, que saudades de você... Um grande beijo da sua amiga de infância Regina.
    p.s. Espero que ainda se lembre de mim.
    Beijo pra você também Gessimar Verissimo

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  6. aqui e o alexandre lima estudei com o Gessimar verissimo,qual o contato dele,desenha muito,saudades

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