Volte alguma vez!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rafael Grampá



Nascido em Pelotas (RS), o gaúcho, hoje com 32 anos, tem ganhado fama mundial após vencer o Eisner Awards 2008, o maior prêmio mundial das HQs, um feito que era inédito para brasileiros.
            Um resumo por ele mesmo da carreira desde os primeiros trabalhos de animação ao lançamento de Mesmo Delivery, sua HQ independente:
            “Meu nome é Rafael Grampá. Sou autor de histórias em quadrinhos. Já trabalhei como diretor de arte de animação, motion graphics e design gráfico em produtoras de vídeo, redes de TV e estúdios de animação. Minha primeira publicação como autor de HQs foi uma história de quatro páginas na antologia de Western BANG BANG, publicada no Brasil pela editora Devir. Fiz, com Becky Cloonan, Fábio Moon, Gabriel Bá e Vasilis Lolos, a HQ independente “5″. Ganhamos o EISNER AWARDS 2008 por essa publicação, prêmio considerado o Oscar das HQs internacionais. Também em 2008, lancei minha primeira publicação solo, a graphic novel MESMO DELIVERY, publicada no Brasil pela editora Desiderata.
Esse blog (blog do qual foi extraído o texto) também ganhou um prêmio, o HQ MIX 2008, na categoria “melhor blog de artista gráfico”.
Em 2009 ganhei mais dois troféus HQ MIX, como “Melhor Desenhista Nacional” e “Melhor Edição Especial Nacional”, por MESMO DELIVERY.”
Com um traço diferenciado, sua arte expressa um estilo que lembra propagandas antigas (aquelas de cartazes do velho oeste). Foge do padrão que tantos estão acostumados, sendo comum que alguns não gostem de seus trabalhos. Entretanto, não há como negar: o cara é fera!

Trabalhos:
            Fora a HQ independente lançada em 2008, Mesmo Delivery, originalmente pela Editora Desiderata e relançada pela Dark Horse após ter os direitos vendidos; Grampá está trabalhando em Fury Water, da mesma editora, que infelizmente atrasou diversas vezes, mas tem tudo para sair ainda este ano. Além disso, é o atual desenhista de Wolverine em uma antologia da Strange Tales, da gigante Marvel Comics.
Conselho da fera:
Uma dica pra quem tá querendo trilhar carreira de quadrinista: não trampre só com quadrinhos! Faça ilustração, mexa com barro, design gráfico, animação, tudo que for relacionado com criação gráfica, com arte. Isso tudo vai te influenciar e ajudar a criar algo com a sua cara. Não caia no risco de copiar outros autores. Você pode se tornar um cara frustrado.










5 comentários:

  1. Não sei em quem foi meu maior interesse, nos desenhos ou no Rafael em sí. HDUSAHDUSAHDUSA
    Parabéns pelo blog, Murilo :D
    :*

    ResponderExcluir
  2. kaopKapoKOkaPOA,
    eu prefiro os desenhos viu
    XD

    vlw Mah =D
    =*

    ResponderExcluir
  3. perdidos em rabiscos: belo blog
    os desenhos do r. Grampá aõ de mais!
    o seu desenho em caneta bic azul também caro MAP!
    parabens!

    ResponderExcluir

Procure um rabisco